sábado, 12 de maio de 2012

Os resultados da graça de Deus no homem


Os resultados da graça de Deus no homem
PB. Eliseu Santos de Amorim




Os resultados da graça de Deus na vida do homem

Tt.2:11 – 14
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo a salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus cristo.
“O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”.

A palavra graça usada no velho testamento carrega o sentido de “dobrar-se ou curvar-se em bondade a um inferior”. No novo testamento a palavra significa “favor imerecido, boa vontade, bondade amorosa.”
As seguintes definições mostram-se úteis na explicação do que é a graça.A. A graça é apresentada como amor dispensado a algo que não tem valor. Deus é amor, mas quando esse amor é dirigido a seres pecadores, culpados, impuros, rebeldes, então é graça.B. O amor que olha para cima é adoração. O amor em nível apropriado é afeição. O amor que desce é graça. C. Graça é Deus nos mostrando nada menos que amor e misericórdia quando nada merecemos a não ser ir a juízo. É Deus curvando-se em nossa direção e nos mostrando infinito amor.D. A graça é vista como Deus dando o melhor dos céus para salvar o pior da terra.

Quando o apostolo-nos fala da natureza e o propósito da graça salvífica de Deus, nos ensina que o crente a rejeitar decididamente as paixões ímpias, prazeres e valores desta era, e considerando-os abomináveis nos capacita a vive uma vida justa e piamente.

IITm.2:22 “Foge,também,dos desejos da mocidade;e segue a justiça,a fé,a caridade e a paz com os que , com um coração puro,invocam o Senhor”.

I Jo.2:15 – “Não ameis o mundo,nem o que no mundo há.Se alguém ama o mundo,o amor do pai não está nele.Porque tudo o que há no mundo,a concupiscência da carne,a concupiscência dos olhos e a soberba da vida,não é do pai,mas do mundo.E o mundo passa,e a sua concupiscência;mas aquele que faz a vontade a vontade de Deus permanece para sempre”.

Isto nos levara a bem- aventurada esperança e essa esperança pode ser concretizada a qualquer momento. Mt.24:42” Vigiai,pois,porque não sabeis a que hora há de vir o nosso Senhor”.

Tg.5:7-9 ”Sedes,pois,irmãos,pacientes até a vinda do Senhor.Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra,aguardando-o com paciência,até que receba a chuva temporã e serôdia.Sede vós também pacientes,fortalecei o vosso coração,porque já a vinda do Senhor está próxima.
Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados.Eis que o juiz está à porta”.
Quais os objetivos do derramamento desta graça com a insensatez humana.

A graça nos traz salvação á todos

Mas nem todos a recebem IITs 3:2”E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos”.

Jo.1:11-12 “Veio para o que era seu,e o seu seus não o receberam.Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus:aos que crêem no seu nome”.

O homem tem o poder ou seja o direito de se tornar filho de Deus somente se crer no nome de cristo.Quando ele o recebe,nasce de novo e é feito filho de Deus.A verdadeira fé não é crer e confiar estaticamente em Jesus nem na sua obra salvifica,consiste numa atitude amorosa e abnegada que nos aproxima de Deus nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Hb.7:25-27 “Portanto,pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,vivendo sempre para interceder por eles.Porque nos convinha tal sumo sacerdote,santo,inocente,imaculado,separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus,que não necessitasse,como os sumos sacerdotes,de oferecer cada dia sacrifícios,primeiramente,por seus próprios pecados e,depois,pelos do povo;porque isso fez ele,uma vez,oferecendo-se a si mesmo”.
A graça nos ensina a renunciar

O mundo já esta nas mãos do inimigo. I Jo.5:4 – 9 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo;e esta é a vitória que vence o mundo:a nossa fé.Quem é que vence o mundo,senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus?”.
A Fé que vence o mundo é uma fé que vê as realidades eternas,os prazeres pecaminosos,os valores seculares,o proceder ímpio e o materialismo egoísta,não somente perdem sua atração para nós passamos a sentir repugnância. Quem tem o filho tem a vida, a vida eterna é a vida de Cristo em nós.
Jo.14:6 “ Disse- lhe Jesus:Eu sou o caminho a verdade, e a vida.Ninguém vem ao pai senão por mim”.
Cl.3:4 “Quando Cristo,que é a nossa vida,se manifestar,então,também vós vos manifestareis com ele em glória”.

II Tm 1:13-14 “Conservai o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido,na fé e na caridade que há em Cristo Jesus.Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós”.


A graça nos ensina a viver piedosamente

Todos aqueles que pecam, não agradam a Deus. È impossível obedecer à carne e ao Espírito ao mesmo tempo. ”Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Rm. 8:8.
Enquanto os presbíteros devem mostrar compaixão e hospitalidade, a palavra piedosa no (Grego hosios) em Tt. 1:8 Quer dizer santo, puro e devoto a Deus.

Gl.5:17-18 Diz “Porque a carne cobiça contra o Espírito,e o Espírito,contra a carne;e estes opõem-se um ao outro;para que não façais o que quereis.Mas,se sois guiados pelo Espírito,não estais debaixo da lei”.Se alguém deixar de resistir,pelo poder do Espírito Santo,a seus desejos pecaminosos e pelo contrario,passa a viver segundo a carne,torna-se inimigo de Deus.


Tt.4:4.Aquele cujo amor e solicitude estão prioritariamente fixados nas coisas de Deus,podem esperar ávida eterna e a comunhão com ele”.

A graça nos ensina à guarda a bendita esperança

Na mente do homem sem Deus, não há esperança Ef.2:17
“E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longes e aos que estavam pertos;”
O apóstolo faz orações pelos efésios refletir o desejo máximo de Deus para todo crente em cristo Jesus e que eles experimentem um poder mais abundante do Espírito Santo em suas vidas. Pois para o crente progredir na graça, obter vitória sobre satanás e o pecado, é necessário o poder de Deus operando nele. A razão por que o cristão deve ter grande compaixão e misericórdia dos que ainda vivem em ofensas e pecados, ou seja, os filhos da desobediência, pois todo aquele que esta sem Cristo é controlado pelo “príncipe das potestades do ar.
2cor. 4:3-4 “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus
.

Os tais estão escravizados pelo pecado e concupiscências da carne, são pessoas irregeneradas, pois em I cor. 1:18 Diz:”Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem;mas para nós,que somo salvos,é poder de Deus.

Eles precisam aceitar esta verdade que diz, Tt.2:11”Porque a graça de Deus se há manifestado,trazendo salvação a todos os homens.Quem vive na imoralidade e no orgulho deve ser alvo da nossa compaixão.

Jo. 3:16,toda pessoa sem Cristo é responsável pelo seu pecado.Rm1:18 “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em justiça;”.
Ef.2:5 “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas,nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos)”.

A graça nos ensina a esperar o aparecimento de Jesus

O homem natural só pensa nas coisas da terra.
Fil.3:19”O fim deles é a perdição,o deus deles é o ventre,e a glória deles é para confusão deles mesmos,que só pensam nas coisas terrenas.

Nossa cidade está nos céus,Cidade significa “Cidadania”ou Pátria.Paulo afirma que nós não somos mas cidadãos deste mundo.
Rm8:22-23”Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.E não só ela,mas nós mesmos,que temos as primícias do Espírito,também gememos em nós mesmos,esperando a adoção,a saber,a redenção do nosso corpo”.
O crente fiel está igual a Daniel,abrindo a janela para a banda de Jerusalém que são os olhos espirituais e orando três vezes ao dia, dizendo;Ó nova Jerusalém, que saudades tenho de ti ,eu já estou chegando aí, pois não pertenço a esta Babilônia.Embora os crentes possuam o espírito e as suas bênçãos,eles também gemem no íntimo,ansiando por sua plena redenção.Gemem pela glória a lhes ser revelada e pelos privilégios da plena filiação celestial .
IIcor.5:2”E,por isso,também gememos,desejando ser revestidos da nossa habitação,que é do céu”.”Temos de Deus um edifício,uma casa não feita por mãos,eterna,nos céus”.isto provavelmente refere-se a um corpo temporário preparado para o crente no céu,enquanto ele aguarda o seu corpo da ressurreição;ou refere-se ao ambiente da vida celestial.
Em AP.6.9 “E a cada um foi dada uma cumprida veste branca e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo,até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram”.”Filhinhos,é já a última hora;e,como ouvistes que vem o anticristo,também agora muitos se têm feito anticristos;por onde conhecemos que é já a última hora”.

A graça nos redime de toda iniqüidade

“E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más”. Uma das características fundamental dos ímpios é que eles amam as trevas, seu prazer está no pecado e na imoralidade.

IITm3:2-5”Porque haverá homens amantes de si mesmos,avarentos,presunçosos,soberbos,blasfemos,desobedientes a pais e mães,ingratos,profanos,sem afeto natural,irreconciliáveis,caluniadores,incontinentes,cruéis,sem amor para com os bons,traidores,obstinados , orgulhosos,mais amigos dos deleites do que amigo de Deus,tendo aparência de piedade,mas negando a eficácia dela.Deste afasta-te”.

O apostolo nos apresenta o pecado que têm suas raízes no amor próprio,o crente deve estar preparado para estes últimos dia na terra,com um volume esmagador de impiedade.(Sem afeto natural).O inimigo tem promovido uma destruição em massa nas famílias,com os filhos desobediente,pais e mães sem o afeto natural.Falta de sentimento de ternura e amor.Os homens e mulheres passaram a amar o dinheiro,seu carro,seu trabalho,os prazeres desta vida.

Tt.”Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes,a amarem seus maridos,a amarem seus filhos,a serem moderadas,castas,boas donas de casa,sujeitas a seu marido,a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada”. 

I jo.2:15 e 18 “Não ameis o mundo.nem o que no mundo há.Se alguém ama o mundo,o amor do pai não está nele.v18 Filhinhos,é já a última hora;e como ouviste que vem o anticristo,também agora muitos se têm feito anticristo;por onde conhecemos que é já a última hora.” 

Ef.2:8”Porque pela graça sois salvos,por meio da fé;e isso não vem de vós;é dom de Deus”. 

Jo 1:12 e 29 “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus;aos que crêem no seu nome.v29No dia seguinte,João viu a Jesus,que vinha para ele,e disse:Eis o cordeiro de Deus,que tira o pecado do mundo”.

A graça de Deus transforma-nos em um povo especial
Jo.3:21”Mas quem prática a verdade vem para a luz,a fim de que as suas obras sejam manifestas,porque são feitas em Deus”.O cristão verdadeiro ama a justiça e aborrece a iniqüidade.
Hb:1-9”Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade;por isso,Deus, o teu Deus,te ungiu com óleo de alegria,mais do que a teus companheiros”.O cristão deve ter o temor do Senhor.Pv.8:13”O temor do Senhor é aborrecer o mal”
.I Cor.13:6 “Não folga com a injustiça,mas folga com a verdade;”Não tem prazer nos passatempo sensuais que estão abertamente na sociedade em vivemos.
Sl.97:10 “Vós que amais ao Senhor,aborrecei o mal;ele guarda a alma dos seus santos,ele os livra das mãos dos ímpios”.
Ap.2:6-7”Tens,porém.isto:que aborreces as obras dos nicolaítas,as quais eu também aborreço.Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas:Ao que vencer,dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”.Cristo derramou seu sangue na cruz do calvário para nos redimir de toda a nossas iniqüidade,nos tornando um povo santo ,especial,separado,de boas obras.
Rm.12:12 e 21”Alegrai-vos na esperança,sede paciente na tribulação,perseverai na oração;V21Não te deixes vencer do mal,mas vence o mal com o bem”.

Conclusão
A graça de Deus revelada em Cristo Jesus, meu Senhor, ao mundo perdido é dada por Deus d infinito favor.
A graça de Deus é mais doce, do que bens terrestres daqui; em gozo meu choro tornou-se correndo sua graça pra mim.
Mais alta que nuvens celestes, mais funda que profundo mar, a fonte da vida fizeste, na qual nos podemos fartar.
A graça de Deus hoje prova, tu que vives na perdição, pois ele te salva, renova, também limpa teu coração.
P.L.M(H.C.Ball)

Que Deus em Cristo nos Abençoe, Amém!
Eliseu Santos de Amorim
eliseu-carioca@hotmail.com
www.eliseu-pb.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário