O
Senhor dos Exércitos determinou; quem, pois invalidará?
“O Senhor dos exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá; e,
como determinei assim se efetuará”. Is. 14:24
“Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois o invalidará? E a sua mão estendida está: quem, pois, o fará voltar atrás?”. Is. 14:27
Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus. Sl 46:10
A profecia de Isaias diz respeito à ameaça imediata a Judá, da parte da Assíria; Deus esmagaria o exército assírio.
A Genealogia de Ezequias
Antepassados do Messias. 1 Registro do nascimento de Jesus Cristo, filho de
Davi, filho de Abraão. 2 Abraão foi pai de Isaac. Isaac, pai de Jacó. Jacó, pai
de Judá e seus irmãos. 3 Judá foi pai de Farés e Zara, com Tamar. Farés, pai de
Esron. Esron, pai de Aram. 4 Aram foi pai de Aminadab. Aminadab, pai de
Naasson. Naasson, pai de Salmon. 5 Salmon foi pai de Booz, com Raab. Booz, pai
de Obed, com Rute. Obed, pai de Jessé. 6 Jessé, pai do rei Davi.“Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois o invalidará? E a sua mão estendida está: quem, pois, o fará voltar atrás?”. Is. 14:27
Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus. Sl 46:10
A profecia de Isaias diz respeito à ameaça imediata a Judá, da parte da Assíria; Deus esmagaria o exército assírio.
A Genealogia de Ezequias
Davi foi pai de Salomão, com a que foi mulher de Urias. 7 Salomão foi pai de Roboão. Roboão, pai de Abias. Abias, pai de Asa. 8 Asa foi pai de Josafá. Josafá, pai de Jorão. Jorão, pai de Ozias. 9 Ozias foi pai de Joatão. Joatão, pai de Acaz. Acaz, pai de Ezequias. 10 Ezequias foi pai de Manassés. Manassés, pai de Amon. Amon, pai de Josias. 11 Josias foi pai de Jeconias e de seus irmãos no exílio da Babilônia.
12 E depois do exílio da Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel. Salatiel, pai de Zorobabel. 13 Zorobabel foi pai de Abiud. Abiud, pai de Eliacim. Eliacim, pai de Azor. 14 Azor foi pai de Sadoc. Sadoc, pai de Aquim. Aquim, pai de Eliud. l5 Eliud foi pai de Eleazar. Eleazar, pai de Matã. Matã, pai de Jacó. 16 Jacó foi pai de José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo.
17 De Abraão até Davi são, pois, catorze gerações e de Davi até o exílio da Babilônia, catorze gerações e do exílio da Babilônia até Cristo, catorze gerações.
“Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias. E fez o que era Reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai. Ele, no ano primeiro do seu reinado, no mês Primeiro, abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou (2 Cr.29:1-11). O rei Ezequias confiava em Deus, O escritor depois de relatar a derrota de Samaria e do Reino do Norte, ele volta á história de Judá (o reino do sul). Quando o homem é dependente de Deus e nele confia ele é uma benção para todos. ”Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”. Sl.119:18 “Desvia de mim o caminho da falsidade e concede-me piedosamente a tua lei”.119:29 “Dá-me entendimento,e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração”.”Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz,para o meu caminho”.Sl.119:105.”Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”.Sl.119:11.O verdadeiro líder ensina o seu povo a desviar-se do pecado e a voltar-se para Deus.(2 Cr.30:6-9).No início do seu reino,reparou e purificou a casa do Senhor,reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério,e restaurou a celebração da festa da Páscoa.
Ezequias tinha o binóculo Espiritual, e conseguia enxergar a vitória, mas era necessário restaurar o altar de Deus.
Acaz o seu antecessor era ímpio e desviara a Judá. ”Porque o senhor humilhou a Judá por causa de Acaz, rei de Israel, porque Acaz desviara a Judá, que de todo se dera a prevaricar contra o Senhor”.
(2 Cr28:19)
Acaz tomou uma porção da casa do Senhor,e da casa do rei,e dos príncipes e a deu ao rei da Assíria Tiglate-Pileser,porem isto não o ajudou. Tiglate-Pileser, rei da Assíria (o terceiro ou mais propriamente o quarto rei desse nome). O seu nome babilônico era Pul, e foi a ele que Menaém, rei de Israel, pagou certo tributo em 738 a.C. (2 Rs 15.19). Atacou a cidade de Samaria no reinado de Peca, tomou várias cidades para a Assíria, 732 a.C. (2 Rs 15.29). E aconteceu que, depois desta invasão, fez Peca aliança com Rezim rei da Síria, e prepararam junto um ataque à cidade de Jerusalém. O rei de Judá, Acaz, pediu então auxilio a Tiglate-Pileser, que marchou contra Damasco e a tomou, matando o rei Rezim. Depois disto deliberou castigar Peca, e assolou todo o território ao oriente do Jordão, levando para o cativeiro os rubenitas, os de Gade, e a meia tribo de Manassés, os quais foram colocados na Mesopotâmia superior. O resultado desta invasão pode, em poucas palavras, descrever-se: a Síria e uma parte importante da Samaria ficaram pertencendo ao império da Assíria, e o reino de Judá ficou reduzido à condição de mero tributário do mesmo império (2 Rs 15.37 - 16.10,11 - 1 Cr 5.26 - 2 Cr 28.16 a 21).
A palavra “desviar” é também usada para descrever o pecado de Israel diante do bezerro de ouro. “O verbo significa “tornar-se ingovernável” desnudar “ou” repudiar restrições”; descreve o tipo de vida dos ímpios, que repudiam as morais para a prática dos pecados da lascívia e da nudez.
Acaz consegui leva o povo à:
1)Desvia o rosto do tabernáculo,que significa a presença do Deus vivo e Poderoso.
2)Voltar as costas para Deus.
3)Fecharam as portas do Alpendre.
4)Apagaram as lâmpadas.
5)Deixaram de queimar incenso.
6)Nem oferecerem holocaustos no Santuário.Essa era a situação do povo de Judá .”Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses;assim provocou á ira o Senhor,Deus de seus pais’.E dormiu Acaz com seus pais,e o sepultaram na cidade,em Jerusalém,porém não o puseram nos sepulcros dos reis de Israel;e Ezequias,reinou em seu lugar"( 2Cr.28:25-27)
A palavra 'tabernáculo' significa: lugar de habitação. Embora a palavra "shekinah" não apareça na Bíblia, há alusões à glória de Deus... Deus "habitava ( sakan) no meio de Israel no tabernáculo (miskan),
.”ALPENDRE - Proteção, abrigo, segurança contra o mal, a inveja.
Significado da palavra: Hanukah é uma palavra hebraica que, literalmente,... E “Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão.”
O significado da expressão: “... antes que a lâmpada de Deus se apagasse...” Havia no Tabernáculo e depois no Templo, significado espiritual (I Coríntios 2.14). Mas o azeite nas lâmpadas faz manifestar essa Luz ao mundo. “Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas”. (MT: 5:4)
O Altar de incenso: Representa a intercessão de Cristo na Glória (Hb 7.25)
A palavra hebraica para incenso é derivada das palavras "branco, brilhante”... No tabernáculo e mais tarde no templo, o incenso foi usado como aroma.
Tipologia do tabernaculo (doutrina bíblica). Oferta pacifica significado Louvor: Composição do incenso: Estoraque: a raiz dessa palavra na língua hebraica significa 'gota', porque esse perfume saia espontaneamente do arbusto.
No Altar do holocausto o pecado era encoberto, em Jesus recebemos perdão o pecado é tirado. Altar do incenso? Que tem um significado muito grande. Um cordeiro de um ano sem defeito era oferecido em holocausto, ocorrendo, ainda. (Ex 23.16; 34.22); Festa das Cabanas, das Tendas ou dos Tabernáculos (Lv 33.34, 43). O Altar do holocausto: Simboliza a cruz do Calvário, lugar onde Cristo foi imolado.
Condição indispensável para Deus opera
Ezequias sabia que para reverter àquela situação era necessário em primeiro lugar:
*Confissão de pecados conhecidos-“Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. Sl.51:3 Às vezes,a certeza do perdão e restauração da bênção divina não ocorrem facilmente.Davi teve essa experiência,o quanto é terrível ofender a um Deus Santo depois de alguém ter sido tão ricamente abençoado por ele.
*Santificação da casa do Senhor- “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (2 Cor.6:16)
O Apostolo apresenta o templo de Deus e do Espírito Santo como o crente nascido de novo. Em Jo. 14:23 “Jesus respondeu e disse-lhe: se alguém me ama,guardará a minha palavra,e meu pai o amará,e viremos para ele e faremos nele morada”.Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo,que habita em vós,proveniente de Deus,e que não sois de vós mesmos?”“. (1 Cor.6:16)A Igreja é a coluna e firmeza da verdade do evangelho.”Mas,se tardar,para que saibas como convém andar na casa de Deus,que é a igreja do Deus vivo,a coluna e firmeza da verdade”.Ela recebeu na verdade para obedecê-la”Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado,e eis que eu estou convosco todos os dias,até à consumação dos séculos.
*Renovação do conserto- (2Cr.29:10-11)”Agora,me tem vindo ao coração que façamos um conserto com o Senhor,Deus de Israel;para que se desvie de nós o ardor na sua irá.Agora,filhos meus,não sejais negligentes,pois o senhor vos tem escolhido para estardes diante dele para os servirdes,e para serdes seus ministros,e para queimardes incenso”.
Precisamos orar como Davi, ”Purifica-me com hissopo,e ficarei puro;lava-me,e ficarei mais alvo do que a neve.Cria em mim,ó Deus,um coração puro e renova em mim um espírito reto.Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado;a um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus”.Quando nosso egoísmo e orgulho são vencidos e humilhados,chamamos a Deus,e por sua graça e perdão,com certeza seremos aceitos por ele.
”Porque assim diz o alto e o sublime,que habita na eternidade e cujo nome é Santo:em um alto e Santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito,para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos”.(Is57:15)
”Rogo-vos , pois , irmãos,pela compaixão de Deus,que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo,santo e agradável a Deus,que é o vosso culto racional.E não vos conformeis com este mundo,mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento,para que experimenteis qual seja a boa,agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm.12:1-2)
*Anunciar um sacrifício expiatório- “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeitos tarbernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação. Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, espargida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de cristo, que pelo espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb. 9:11-14) Devemos apropriar-nos,pela fé ,da expiação pelo sangue de Jesus Cristo,que sofreu na cruz do calvário a fim de salvar e santificar o seu povo.
Ezequias tinha intimidade com o seu Deus
Quando o homem anda em retidão com seu criador e habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus (Sl.46:10)
*A providência de Deus vêm na hora exata, ”E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos”. (Gn.22:8)
*Deus colocou José para reinar no momento em que seu povo seus pais e irmãos iriam passar por grande fome “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus? (Gn.41:38)
*Deus cuida de você nas horas mais difíceis da sua vida “Eu sou pobre e necessitado; mas o senhor cuida de mim: tu és o meu auxilio e o meu libertador: não te detenhas, ó meu Deus”. (Sl.40:17)
*Israel estava subjugado pelos medianitas,mas a providência de Deus foi grande.Através de Gideão.”Então,repartiu os trezentos homens em três esquadrões;e deu-lhes a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios,com tochas neles acesas.E disse-lhes:Olhai para mim e fazei como eu fizer;e eis que,chegando eu ao extremo do arraial,será que,como eu fizer,assim fareis vós.Tocando eu e todos os que comigo estiverem a buzina,então,também vós tocareis a buzina ao redor de todo o arraial e direis: Pelo Senhor e Gideão”.(Jz.7:16-18).
O Deus que dá a peleja, conforme a nossa força
*A peleja não é vossa, senão de Deus. ”E Jaaziel disse: Daí ouvido toda a Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josefa. Assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus”.
*O Deus de peleja. A ruína dos egípcios estava por vir “o Senhor pelejará por vós, e vos calareis”. (Ex.14:14) Deus abre porta onde não tem porta ,Deus abre o mar para te abençoa e fecha o mar para recompensar os seus inimigos.
*Deus para o sol e a lua para dar a vitória ao seu povo.“Então, Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: Sol, detém-te em gibeão,e tu lua,no vale de aijalom.E o sol se deteve,e a lua parou,até que o povo se vingou de seus inimigos.E não houve dia semelhante a este,nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor,assim,a voz de um homem;porque o Senhor pelejava por Israel.
*Deus manda Davi se aquieta, porque era a vez dele pelejar. ”E Davi consultou o Senhor, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles e virás a eles por defronte das amoreiras”. (2Sm.5:23)
*Muitas vezes Deus nos manda esperar pela sua providência, e nós não conseguimos esperar, acabamos atrapalhando o trabalho de Deus. O senhor queria mostrar para Davi o grande livramento que lhe daria diante dos seus inimigos. ”E fez Davi assim como o Senhor lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Geba até chegar a Gezer”. (2Sm5: 25)
*O Deus todo poderoso te exaltará diante dos seus inimigos.O Senhor acalma o coração de Ezequias e derrota os seus inimigos, ”Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz,oraram por causa disso e clamaram ao céu.Então,o Senhor enviou um anjo que destruiu todos os varões valentes,e os príncipes,e o chefes no arraial do rei da Assíria;e este tornou com vergonha de rosto à sua terra;e,entrando na casa de seu deus,os mesmos que descenderam dele o mataram ali à espada.Assim livrou o Senhor a Ezequias e aos moradores de Jerusalém das mãos de Senaqueribe,rei da Assíria,e das mãos de todos;e de todos os lados os guiou.E muitos traziam presentes a Jerusalém,ao Senhor,e coisas preciosíssimas a Ezequias,rei de Judá,de modo que,depois disso,foi exaltado perante os olhos de todas as nações.
Não podemos nos esquecer que a vitória de Ezequias esta ligada a
dependência total de Deus o nosso criador. ”Como guardaste a palavra da minha
paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo
o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda
o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Quem tem ouvidos ouça o que o
Espírito diz às Igrejas.
Que Deus emCristo nosso Senhor nos ajude e abençõe, Amém!
PB. Eliseu Santos de Amorim

Nenhum comentário:
Postar um comentário