quinta-feira, 31 de maio de 2012

A glória do Senhor


A glória do Senhor

“E a glória do Senhor se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do Senhor que disse isso.” Is 40:5.
Significado de Glória.
S.f. Honra, fama, renome, celebridade que se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações etc.: conquistar a glória.
Beatitude celeste: a glória do reino de Deus.
Fausto, grandeza.
Homenagem, exaltação.
Auréola, halo, resplendor que simboliza a santidade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 
Bíblicamente: A Gloria do Senhor, o resplendor, a presença de Deus, habitando entre Seu povo, é usada pelos rabinos para indicar o próprio Deus. A glória do Senhor, o mais próximo equivalente judaico do Espírito Santo, juntamente com outras idéias ou derivados do AT, como Palavra, a Sabedoria, o Espírito e etc., tornou-se uma ponte entre a natureza corporal humana e a transcendência de Deus. A expressão: “Glória do Senhor” seu conceito está presente de forma saturada nas Escrituras tanto no Velho, quanto no Novo Testamento. A expressão Shekinah, acompanha a noção de Deus a habitar em seu santuário (Ex.25:8), ou entre seu povo (Ex.29:45).
O profeta Isaías, teria vivido entre 765 AC e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade com um exército de 185 mil assírios em 701 a.C.
Isaías, cujo nome significa "Jeová salva" ou "Jeová é salvação" exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Livro de Isaías 
Os capítulos 40 a 55 foram escritos por profeta anônimo, chamado Segundo Isaías ou Dêutero Isaías, que iniciou a pregação após 550 AC, no final da época do Exílio na Babilônia, quando ocorriam as primeiras vitórias de Ciro, apresentando uma mensagem de esperança e consolação. O fim do exílio, de sete semanas de anos (587AC - 538AC), é visto como um novo êxodo e, como no primeiro, Javé será o condutor e a garantia dessa nova libertação. O povo de Deus convertido, mas oprimido, é denominado Servo de Javé, ou o próprio Segundo Isaías segundo outra interpretação. O Novo Testamento, a partir de uma interpretação do judaísmo messiânico, atribui esse título a Jesus, o justo que sofreu e morreu para nos libertar. A comunidade, depois de convertida e libertada, se tornará missionária, luz para que as nações se voltem para o verdadeiro Deus.
O Segundo Isaías, pode ser subdividido em duas partes:
Caps. 40-48 - Queda da Babilônia, libertação por Ciro;
*A Glória manifestada no monte Sinai
“E Móseis levou o povo fora do araial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte, E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; de um forno, e todo o monte tremia grandemente.”Ex.19:17 à 18
A visitação do Senhor com a sua glória tem vários propósitos:
1 – Sua Santidade, poder e transcedência de Deus,
2 – Inspirar fé em Deus e firmaba autoridade do seu servo,
3 – Comunicar o temor de Deus no coração das pessoas, para que não pequem

“E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis.” Ex 20:20
“ E disse o Senhor a Móseis: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moséis tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor”.V9
“Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual, os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais; porque não podiam suporta o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado.”
“E tão terrível era a visão, que moisés disse: Estou todo assombrado e tremendo.”Hb.12:18 à 21
4 – Conscientizar fortemente o povo de que resultará em julgamento e morte, a desobediência deliberada por Deus, “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardo de fego, que há de devorar os adversários.”v26,27à31
“Horrenda coisa écair nas mãos do Deus vivo.”v31
*A Glória do Senhor no meio do Templo

“E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhorencheu a casa.”
E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor.”
“E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porqur a sua begnidade dura para sempre.”II Cr.7:1 à 3
“E sucedeu que, Saindo  os sacerdotes do santuárioa, uma nuvem encheu a Casa do Senhor.”
“E não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor.”I Rs.8 : 10,11
*Isaías viu a glória do Senhor
Is.6 : 1 à 3  “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.”
”Os serafins estavam acima dele;cada um tinha seis asas: com duas cobrirám o rosto,e com duas cobriam os pés, e com duas voavam.”
“E clamavam uns para os outros, dizendo:Santo,Santo, Santo é o Senhor dos Exercitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Em Lucas 9 : 28 à 29  Jesus foi transformado na presença dos discipulos.
“E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar.”
“E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e as suas vestes ficaram brancas e mui resplandecentes.”
*A glória do Senhor na descida de Espírito Santo

 “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”At.2:3
*O Senhor falou a moisés que os céus e a terra são testemunha da glória de Deus
“Porém, tão certamente como eu vivo e como a glória do Senhor encherá toda a terra,”Nm.14:21
Davi fala da Excelência da criação e suas leis, assim como da palavra de Deus.
“Os céus mamifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”Sl.19:1
"Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos." Ageu 2.6-7.
Cantemos, pois ,pertencemos a glória do  Senhor aqui na terra.
Eliseu Santos de Amorim
                                                email.eliseu-carioca@hotmail.com
                                                www.eliseu-pb.blogspot.com






domingo, 27 de maio de 2012

No deserto há esperança


No deserto tem uma porta de esperança e ela está aberta


 “Portanto, eis que eu a trairei, e a levantarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”
“E lhe darei as suas vinhas dali e o vale de açor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito.” Os. 2: 14, 15
Oséias era profeta de Israel, filho de Beeri (1.1), viveu durante a “era de ouro” do reinado de Jeroboão II e segundo uma tradição cristã, pertencia à tribo de Issacar. O nome “Oséias” era comum nos tempos do Antigo Testamento e significa “ajuda” ou “livramento”. O nome é derivado da palavra hebraica que significa “salvação”. “Jesus” ou “Yeshua” é uma forma desse nome (Mt 1.21).

O livro de Oséias nos instrui sobre o arrependimento e a reconciliação, são eles:
1º O arrependimento que Deus pede

2º Voltar para Deus.

3º Reconhecer o próprio pecado

4º Falar palavras de arrependimento Pedir perdão

5º Oferecer serviço e sacrifício ao Senhor

6º Abandonar outras "soluções"

7º Confiar exclusivamente em Deus

8º Curar a infidelidade de Israel

9º Ele ama o arrependido

10º Ele ajuda o arrependido a crescer e a produzir fruto

11º Ele aperfeiçoa o arrependido para que este possa mostrar a sua beleza espiritual e ajudar outros.

12º Ele não trata o arrependido como os ídolos o fariam.

“Eu os tirei do Egito e os levei para o deserto” – Ez 20.10
A palavra “deserto” vem do latim desertu e significa “lugar solitário” ou “de solidão”; lugar ermo.
Deserto   -  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica.[1] Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo de 400 milímetros (16 in). Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos.

O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal. Os processos de erosão eólica (isto é, provocados pelo vento) são importantes fatores na formação de paisagens desérticas. 

Deserto è:

Lugar de infertilidade "Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas" Is 40:4.
Lugar de simplicidade "Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos.... Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo"1 Cor. 4:11-13.
Outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas" Hb 11:36-38.
Lugar de libertação “Assim diz o Senhor: O povo que escapou da espada encontrou graça no deserto; é Israel mesmo, quando eu o fizer descansar.”(Jr. 31:2).
“Portanto, eis que eu a trairei, e a levantarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”
“E lhe darei as suas vinhas dali e o vale de açor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias da sua mocidade e como no dia em subiu da terra do Egito.” Os 2 :14,15; Apocalipse 12:6, 14.
Lugar de provaMas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto” 1 Cor 10:5.  
"Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" Mt. 4:4

Lugar de bênção A fortaleza será abandonada, a cidade barulhenta ficará deserta... até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta" Is. 32:14-15.

 "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes" Is 44:3.

As condições da Vida do Deserto

1ª-  manifestada pelo silêncio é a paciência.”E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;”Rm 5:3

2ª- Perseverança no deserto.”e a paciência, a experiencia; e a experiência, a esperança.”Rm 5:4

3ª A paz, uma paz – diferente da calma – que reside no nível profundo da pessoa humana.”E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.”Rm 5:5
Na Bíblia de Estudo Pentencostal(ARC) Diz:Que Oséias alterna as advertências de juízo com as promessas de esperança e restauração.
*O deserto de Deus, um território de prova “E apareceu-lhe o anjo doSenhor em uma chama de fogo, no meio de uma sarça, e olhou, e eia que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.”EX.3 : 2
“Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.”
“E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço.”Gn 21:18,19
*A esperança no Deus vivo E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.”Rm 5:5
“Com coisas tremendas de justiças nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar;”Sl 65:5
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maoir destas é a caridade.1ª cor. 13:13
"Não tenhas medo, confia em mim". Crer e confiar. E Jesus ordenou à filha de Jairo que se levantasse, e a menina logo saltou e começou a andar. "Ainda há esperança!" Marta sabia disso quando disse: "Senhor, se cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. "Mas eu sei que mesmo agora não é tarde demais, pois tudo o que pedirdes a Deus, Ele te dará." Jo. 11:20.
*O cântico da vitória chegou “O meu amado fala e me diz: levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.”
“Porque eis que passou o inverno: a chuva sessou e se foi.”
“Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.”Ct.2:10
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe [...],”Hb 11.6-27.
Deus é um Deus de esperança, Ele espera que rendamos a Ele, espera que creiamos que Ele é o Senhor de todas as coisas, espera que vejamos Nele a mudança de nossas vidas.
“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” Rm 13.14.
“Pois os que são segundo a carne inclinam - se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Rm 8:5-6.
E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía. Portanto, não se dê por vencido, "ainda há esperança"... logo você entenderá o propósito de Deus para esta este momento.
Que Deus em Jesus Cristo, continue nos abençoando, Amém
Eliseu Santos de Amorim
                                                email.eliseu-carioca@hotmail.com
                                                www.eliseu-pb.blogspot.com





Eis o cordeiro Deus


Eis o cordeiro Deus
“No dia seguinte, João viu a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
O Evangelho de João é um dos quatro evangelhos na Bíblia e é o quarto livro em ordem cronológica apresentado no Novo Testamento. O Evangelho de João apresenta a vida de Jesus Cristo. Ele se difere dos outros três evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, conhecidos como evangelhos sinóticos por focalizar-se nos temas espirituais, ao invés dos eventos históricos. O autor desse evangelho foi o discípulo João, um dos doze discípulos que seguiram Jesus Cristo durante o Seu ministério terreno. O autor se identifica no último capítulo do evangelho: "Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro" Jo. 21:24. João também era conhecido como "aquele a quem Jesus amava" “Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.” Jo. 13:23, 19:26 e 21:7. O Evangelho de João foi escrito entre 50 e 85 D.C.

O Evangelho de João é dividido em 21 capítulos. O livro começa com uma verdade básica de Deus com um estilo poético de apresentação. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus" Jo. 1:1-2. As narrativas da vida de Cristo começam no capítulo um com João Batista confirmando a profecia e identificando Jesus como "... o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" Jo. 1:29.

No 2º capítulo, Jesus realiza o Seu primeiro milagre de transformar água em vinho. Em Jo. 2:19, Ele também profetiza sobre Sua ressurreição três dias depois de Sua morte.

Capítulo 3 contém a importância da vinda de Jesus Cristo e Seu propósito para o mundo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele Jo. 3:16-17."

O resto do livro contém lições e instruções vívidas de Jesus Cristo sobre como viver de acordo com a vontade de Deus e quais devem ser as prioridades na vida. Jesus usou muitas parábolas para ensinar efetivamente. Por exemplo, no capítulo 15, Jesus explica a importância de ter um relacionamento com Ele e a diferença verdadeira que esse relacionamento faz na vida dos Seus seguidores. Ele descreve a Si mesmo como a videira e Seus discípulos como as varas que surgem da videira. Ele descreve a Deus como o viticultor que poda a videira para maximizar a colheita.


Cordeiro de Deus ou em latim, Agnus Dei, é uma expressão utilizada no cristianismo para se referir a Jesus Cristo, identificado como o salvador da humanidade, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original. Na arte e na simbologia icónica cristã, é frequentemente representado por um cordeiro com uma cruz. A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de João, onde João Baptista diz de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" Jo. 1:29.
Na Bíblia de Estudo Pentencostal diz: Jesus é o cordeiro provido por Deus para ser sacrificado em lugar dos pecadores. Ex.12:3 à 17 “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa.”
O cordeiro da Páscoa prenunciam Jesus Cristo e seu sangue derramado, como  “o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
“Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.” Is. 53:7
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Ap.13:8
O Cordeiro Profetizado
*Deus proverá para si o cordeiro  “ E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocauto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.” Gn. 22:8
O Senhor proverá na tradução em hebraico é Jeová – jiré, O Deus que prove tudo.
O que João viu? Ele viu o Deus onisciência, onipresença e onipotência.
Libertador (Jo 8.36), Videira Verdadeira (Jo 15. l) Ressurreição e Vida (Jo 11.25) Adão (1 Co 15.45) Advogado (1 Jo 2.1) Alfa e Ômega (Ap 1.8; 22.13) Amém (Ap 3.14) Apóstolo da nossa confissão (Hb 3.1) Autor da Salvação (Hb 2.10) Autor da Vida (At 3.15) Autor e Consumador da Fé (Hb 12.2) Bem-aventurado e único soberano (1 Tm 6.15) Braço do Senhor (Is 5.19; 53.1) Cabeça da Igreja (Ef 1,22) Chefe (Is 55.4) Consolação de Israel (Lc 2.25) Cordeiro de Deus (Jo 1.29) Criador (Jo 1.3) Cristo de Deus (Lc 9.20) Desejado de todas as nações (Ag 2.7) Deus bendito (Rm 9.5) Deus Unigênito (Jo 1.18) Deus (Is 40.3) Emanuel (Is 7.14) Eu Sou (Jo 8.58) Filho Amado (Mt 12.18)  Filho de Davi (Mt 1.1) Filho de Deus (MT 2.15) Filho do Altíssimo (Lc 1.32) Filho do Homem (Mt 8.20) Filho do Deus Bendito (Mc 14.61) Glória do Senhor (Is 40.5) Grande Sumo Sacerdote (Hb 4.14) Guia (Mt 2.6) Herdeiro de todas as coisas (Hb 1.2) Homem de dores (Is 53.3) Imagem de Deus (2 Co 4.4) Jesus de Nazaré (Mt 21.11) Jesus (Mt 1.21) Juiz de Israel (Mq 5.1) Justiça nossa (Jr 23.6) Justo (At 7.52) Leão da Tribo de Judá (Ap 5.5) Legislador (Is 33.22) Mediador (1 Tm 2.5) Mensageiro da Aliança (Ml 3.1) Messias, o Ungido (Dn 9.25, Jo 1.41) Nazareno (Mt 2.23) Nossa Páscoa (1 Co 5.7) Pão da Vida (Jo 6.35) Pai Eterno (Is 9.6) Pastor e Bispo das Almas (1 Pe 2.25) Pedra Angular (Sl 118.22)  Poderoso de Jacó ( Is 60.16) Poderoso Salvador (Lc 1.69) Precursor (Hb 6.20) Primogênito (Ap 1.5) Príncipe dos Pastores (1 Pe 5.4) Princípio da Criação de Deus (Ap 3.14) Profeta (Lc 24.19) Raiz de Davi (Ap 22.16) Redentor (Jó 19.25) Rei dos reis (1 Tm 6.15) Rei dos santos (Ap 15.3) Rei dos Judeus (Mt 2.2) Rei dos séculos (1 Tm 1.17) Rei (Zc 9.9) Renovo (Is 4.2)  Resplandecente Estrela da Manhã (Ap 22.16) Rocha (1 Co 10.4) Rosa de Sarom (Ct 2.1) Santo de Deus (Mc 1.24)  Santo de Israel(Is 41.14) Santo servo (At 4.27)  Santo (At 3.14)  Semente da mulher (Gn 3.15) Senhor da glória (1 Co 2.8)  Senhor de todos (At 10.36)  Senhor Deus (Is 26.4)  Senhor dos senhores (1 Tm 6.15) Siló (Gn 49.10) Soberano dos reis (Ap 1.5) Sol da justiça (Ml 4.2) Sol nascente (Lc 1.78) Testemunha fiel (Ap 1.5) Testemunho (Is 55.4) Todo-Poderoso (Ap 1.8) Verbo de Deus (Ap 19.13) Verbo (Jo 1.1) Verdade (Jo 1.14) Doador do Espírito Santo (Mt 3.11) Primeiro e Último (Is 41.4) Fundamento da Igreja (Mt 16.18) Onipresente, Onipotente e Onisciente (Ef 1.20-23; Ap 1.8; Jo 21.17)  Santificador (Hb 2.11) Mestre (Lc 21.15) Inspirador dos profetas (1 Pe 1.17) Supridor de Ministros à Igreja (Ef 4.11)  Salvador (Tt 3.4-6).
“Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito” Gn 17.1-b.
“Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” Ap 1.8;  Ap 21.6; 22.13.
*O Cordeiro tipificado
O Cordeiro será sem defeito “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.Ex.12: 5 à 6 – É o prenuncio de Jesus Cristo e seu sangue derramado como o cordeiro de Deus que tira todo pecado  do mundo.
Jesus em pessoa, pura sem defeito.
A expressão “purificada”, temos no original o termo grego “agnizw (hagnizo)” – “tornar puro”, “purificar”, “limpar”. O termo era aplicado principalmente nas purificações cerimoniais. A purificação era uma “cerimônia para tornar puro ou limpo um objeto, um lugar ou uma pessoa a fim de poderem ser usados ou tomar parte no culto de adoração a Deus”.
Fomos purificadas, através da obediência à verdade.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo”. Ora, vós estais limpos, “mas não todos.Jo.13;10
“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” Jo. 15:3
*O Cordeiro Identificado
"Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" Jo. 1:29.
Mas "ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente" 1 Pd. 2:23.
Pedro apresenta o Cristo sem máculas "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós.”1 Pd. 1:18-19.
*O Cordeiro Glorificado
“E olhei, e eis que estava no meio no trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.”Ap. 5 : 6
"Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra e glória, e louvor". Ap. 5:11-12.
“Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis.” Ap.17:14.

*O Cordeiro Magnificado
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e  também o meu novo nome.”Ap. 5 : 12 

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!”Ap.22 : 21

PB.Eliseu Santos de Amorim
Email:eliseu-carioca@hotmail.com