quinta-feira, 10 de maio de 2012

As armas que Deus nos dar para vencer a batalha



As armas que Deus nos dar para vencer a batalha


“Então, repartiu os trezentos homens, em três esquadrões; e deu-lhes a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios, com tochas neles acesas.”Jz.7:16

Vida de Gideão
Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava reto" (Jz.17:6; 21:25). Durante esse período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo: O povo obedecia a Deus por algum tempo e, depois, afastou-se dele. Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse. Quando o povo se arrependia e pedia libertação, Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos. O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo. Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, Jz.6, 7 e 8.
Juízes: Otoniel – Eúde – Sangar – Débora\Baraque – Gideão – Tolá – Jefté – Ibsã – Elom– Abdom – Sansão.

Durante o período dos juízes (1390—1050 a.C.), o povo de Deus afastou-se do Senhor , seduzido pelas religiões e pela imoralidade dos povos que deixaram de expulsar de Canaã. Por essa razão, Deus permitiu que esses povos fossem um “espinho” na história de Israel e seus ídolos fossem armadilhas para o povo “Pelo que também eu disse: Não expelirei de diante de vós; antes, estarão às vossas costas, e os seus deuses vos serão por laço.” Jz. 2.3. Deus estava testando a nação, e os israelitas foram reprovados, pois:
* Prestaram culto aos deuses dos cananeus. “E deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra de Egito, e foram-se após outros deuses,dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles, e provocaram o Senhor à ira.”Jz: 2.11-13
* E uniram-se em casamento com os povos de Canaã. “Tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses.” Jz:3.6.

Deu-se início então ao ciclo de pecado, juízo, arrependimento e libertação que aparecem repetidas vezes no livro de Juízes. Quando o povo pecava, Deus o entregava nas mãos de uma nação inimiga. Quando o povo se arrependia e clamava a Deus, ele enviava um libertador para livrá-los da opressão e servir como líder civil e religioso, exercendo governo sobre o povo até o fim da sua vida. Depois da morte desse juiz, invariavelmente o povo voltava a pecar, iniciando mais uma vez o ciclo.
Gideão é um dos mais nobres dos juízes. Destaca-se por sua cautela, coragem e constância. É um dos personagens que figuram a lista dos “heróis da fé” de Hebreus. Hb 11.32.
1-Foi chamado enquanto malhava o trigo para escondê-lo dos midianitas Jz.6.11,12
2-Questionou a Deus, por causa da situação calamitosa de Israel Jz. 6.13,14
3-Reconheceu não ter as habilidades necessárias para desafiar os inimigos Jz. 6.15,16
4-Pediu ao Senhor um sinal que autenticasse a sua chamada Jz. 6.17,18
5-Sua primeira comissão foi derrubar o poste de ídolo do seu pai e o altar de Baal, e depois construir outro em seu lugar, o qual foi dedicado ao Senhor Jz. 6.25-27
6-Foi revestido de poder pelo Espírito do Senhor e convocou o povo Jz. 6.34

7-Pediu ao Senhor um sinal de que iria realmente libertar Israel Jz. 6.36.40. 

Deus esta a procura de homem valente
                                                          
   
                                                                   
Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo. Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. "O Senhor é contigo, homem valente". Jz.6:12. 
 “Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.” Jz. 7:5
“E disse o Senhor a Gideão: com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei e darei os medianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar.”Jz.7:7
“Então, repartiu os trezentos homens, em três esquadrões; e deu-lhes a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios, com tochas neles acesas.”Jz.7:16
“E disse: lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu ao extremo do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós.” Jz. 7:17
“Tocando eu e todos os que comigo estiverem a buzina, então, também vós tocareis a buzina ao redor do arraial e direis: Pelo Senhor e Gideão.”Jz.7:18 
“Chegou, pois, Gideão e os cem homens que com ele iam ao extremo do arraial, ao Princípio da vigília da meia – noite, e tocaram as buzinas e partiram a os cântaros que tinham nas mãos”. Jz.719
“Assim, tocaram os três esquadrões as buzinas, e partiram os cântaros, e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas e nas mãos direitas as buzinas, que tocavam: e exclamaram: Espada do Senhor e de Gideão.”Jz.7:20 
Até hoje, muitas pessoas não aprenderam esta lição. Confiam em números, achando que grandes multidões são evidência da aprovação de Deus. Dependem de estratégias e táticas humanas e carnais para alcançar alvos de crescimento de igrejas.
Os verdadeiros servos de Deus não desviarão para tais caminhos errados. "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!”. Jr.17:5.
 "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo". Gt.6:14.
 "Se Deus é por nós, quem será contra nós?". Rm.8:31.

Essas são armas que o Senhor da aos seus valentes

 BUZINA – Alerta - vem do Latim BUCINA, “trombeta”. Na face humana, nas bochechas, existe um par de músculos, os bucinadores, responsáveis pela ação. Representa o "crente alerta". Vimos que como filhos de Deus, precisamos nos manter vigilantes, atentos a tudo o que ocorre ao nosso redor. Vimos que o crente deve se manter vigilante em relação à tentação, ao pecado, às artimanhas de Satanás, se mantendo ainda vigilante quanto à segunda vinda do Senhor. de assoprar um instrumento musical.
1-       Um sinal de alerta para sair para a guerra
2-O Cântaro Vazio, que representa o crente esvaziado de seu ego, de seu orgulho e presunção. Citamos o exemplo de Cristo, que “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens", Fp 2.6-7.
 "Cântaros quebrados" - representa o crente humilde e pronto para trabalhar pelo Senhor
1 Pe 5.6, "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte"..
 Mt 5.3, "Bem-aventurados os pobres (humildes) de espírito, porque deles é o reino dos céus".
 Êx 3.19, "Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte".
Vasos da misericórdia de Deus, Rm 9.23, "Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória       nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou".
 2 Co 4.7, "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós"
2 Tm 2.20, "Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de     barro; uns para honra, outros, porém, para desonra".
O Senhor chama Paulo, e revela para Ananias que Paulo seria um vaso escolhido para levar a sua palavra.
At 9:15.  
3-Tocha "Tocha acesa" Símbolo do Espírito Santo - representa a ação do Espírito de Deus que deve sobressair-se em nossa vida.
  Jesus sendo Luz: Jo 8.12, "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida".
* Jo 9.5, "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".



* Crentes como luz:

*Mt 5.14-16, " Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".

*Ef 5.8, "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz".

*Fp 2.15, "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo". A palavra "resplandecer", vem do grego "fainw" – (phaino) e significa "brilhar ou luzir muito", "rutilar", "manifestar-se com brilhantismo", "notabilizar-se", "relevar-se", "sobressair", "refletir o brilho ou o esplendor de".
 
4 -  Espada – Palavra -  O poder da Palavra de Deus está no Espírito que a aplica na alma.
A bíblia relata que a palavra do Senhor é como uma espada de dois Gomes.
* “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hb.4:12 . 
Ela faz, por assim dizer, uma biópsia de corpo, alma e espírito, deixando tudo à mostra.
* “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Ef.6:17
* “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entras no reino de Deus”. Jo. 3:5. A Palavra é chamada de "água", que atua no novo nascimento. 
* “Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até cima.”Jo.2:7.
Ela é usada pelos servos (figura do Espírito) para encher talhas de pedra (pessoas) antes de ser transformada em vinho (vida e alegria). Uma vez que uma pessoa seja cheia da Palavra pelo Espírito, o Senhor faz o milagre da transformação.
Os verdadeiros servos de Deus não desviarão para tais caminhos errados. "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" Jr.17:5 
. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo" (Gt.6:14).
"Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Rm.8:31. 
Gerações antes, Josué chamou o povo para tomar uma decisão para Deus e contra os falsos deuses Jz. 24:14-16. Séculos depois, Elias desafiou o povo indeciso com estas palavras: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém, o povo nada lhe respondeu”.(1 Rs.18:21).
"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" Gt. 1:10.
 Paulo mostrou que bons exemplos ajudam somente quando seguem a Cristo 1 Cor. 11:1, e disse: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal”. 1 Tess.5:21-22.
Jesus disse: "Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono”. Apocalipse 3:21
Conclusão: "O Senhor vos dominará". Jz. 8:23.
Prof. PB. Eliseu Santos de Amorim

Email:eliseu-carioca@hotmail.com

www.eliseu-pb.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário