domingo, 27 de maio de 2012

No deserto há esperança


No deserto tem uma porta de esperança e ela está aberta


 “Portanto, eis que eu a trairei, e a levantarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”
“E lhe darei as suas vinhas dali e o vale de açor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito.” Os. 2: 14, 15
Oséias era profeta de Israel, filho de Beeri (1.1), viveu durante a “era de ouro” do reinado de Jeroboão II e segundo uma tradição cristã, pertencia à tribo de Issacar. O nome “Oséias” era comum nos tempos do Antigo Testamento e significa “ajuda” ou “livramento”. O nome é derivado da palavra hebraica que significa “salvação”. “Jesus” ou “Yeshua” é uma forma desse nome (Mt 1.21).

O livro de Oséias nos instrui sobre o arrependimento e a reconciliação, são eles:
1º O arrependimento que Deus pede

2º Voltar para Deus.

3º Reconhecer o próprio pecado

4º Falar palavras de arrependimento Pedir perdão

5º Oferecer serviço e sacrifício ao Senhor

6º Abandonar outras "soluções"

7º Confiar exclusivamente em Deus

8º Curar a infidelidade de Israel

9º Ele ama o arrependido

10º Ele ajuda o arrependido a crescer e a produzir fruto

11º Ele aperfeiçoa o arrependido para que este possa mostrar a sua beleza espiritual e ajudar outros.

12º Ele não trata o arrependido como os ídolos o fariam.

“Eu os tirei do Egito e os levei para o deserto” – Ez 20.10
A palavra “deserto” vem do latim desertu e significa “lugar solitário” ou “de solidão”; lugar ermo.
Deserto   -  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica.[1] Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo de 400 milímetros (16 in). Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos.

O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal. Os processos de erosão eólica (isto é, provocados pelo vento) são importantes fatores na formação de paisagens desérticas. 

Deserto è:

Lugar de infertilidade "Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas" Is 40:4.
Lugar de simplicidade "Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos.... Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo"1 Cor. 4:11-13.
Outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas" Hb 11:36-38.
Lugar de libertação “Assim diz o Senhor: O povo que escapou da espada encontrou graça no deserto; é Israel mesmo, quando eu o fizer descansar.”(Jr. 31:2).
“Portanto, eis que eu a trairei, e a levantarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”
“E lhe darei as suas vinhas dali e o vale de açor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias da sua mocidade e como no dia em subiu da terra do Egito.” Os 2 :14,15; Apocalipse 12:6, 14.
Lugar de provaMas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto” 1 Cor 10:5.  
"Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" Mt. 4:4

Lugar de bênção A fortaleza será abandonada, a cidade barulhenta ficará deserta... até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta" Is. 32:14-15.

 "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes" Is 44:3.

As condições da Vida do Deserto

1ª-  manifestada pelo silêncio é a paciência.”E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;”Rm 5:3

2ª- Perseverança no deserto.”e a paciência, a experiencia; e a experiência, a esperança.”Rm 5:4

3ª A paz, uma paz – diferente da calma – que reside no nível profundo da pessoa humana.”E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.”Rm 5:5
Na Bíblia de Estudo Pentencostal(ARC) Diz:Que Oséias alterna as advertências de juízo com as promessas de esperança e restauração.
*O deserto de Deus, um território de prova “E apareceu-lhe o anjo doSenhor em uma chama de fogo, no meio de uma sarça, e olhou, e eia que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.”EX.3 : 2
“Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.”
“E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço.”Gn 21:18,19
*A esperança no Deus vivo E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.”Rm 5:5
“Com coisas tremendas de justiças nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar;”Sl 65:5
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maoir destas é a caridade.1ª cor. 13:13
"Não tenhas medo, confia em mim". Crer e confiar. E Jesus ordenou à filha de Jairo que se levantasse, e a menina logo saltou e começou a andar. "Ainda há esperança!" Marta sabia disso quando disse: "Senhor, se cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. "Mas eu sei que mesmo agora não é tarde demais, pois tudo o que pedirdes a Deus, Ele te dará." Jo. 11:20.
*O cântico da vitória chegou “O meu amado fala e me diz: levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.”
“Porque eis que passou o inverno: a chuva sessou e se foi.”
“Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.”Ct.2:10
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe [...],”Hb 11.6-27.
Deus é um Deus de esperança, Ele espera que rendamos a Ele, espera que creiamos que Ele é o Senhor de todas as coisas, espera que vejamos Nele a mudança de nossas vidas.
“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” Rm 13.14.
“Pois os que são segundo a carne inclinam - se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Rm 8:5-6.
E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía. Portanto, não se dê por vencido, "ainda há esperança"... logo você entenderá o propósito de Deus para esta este momento.
Que Deus em Jesus Cristo, continue nos abençoando, Amém
Eliseu Santos de Amorim
                                                email.eliseu-carioca@hotmail.com
                                                www.eliseu-pb.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário