sexta-feira, 11 de maio de 2012

Namoro,Noivado,casamento e sexo

Namoro noivado
 Casamento E Sexo
Professor :Eliseu Santos de Amorim
E-mail
eliseu-carioca@hotmail,.com
Blog WWW.eliseu-pb.blogspot.com

Namoro, Noivado, casamento e sexo
ICor.13:4,8
V4, A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece v5não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; v6, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; v7, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. V8, A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência- desaparecerá;


A bíblia fala em noivado período antes do casamento.

Exemplo: "E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus dos céus e deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos canineus, no meio dois quais eu habito, mas que irás à minha terra e à  minha parentela e daí tomarás mulher para meu filho."
 "E Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os olhos, e olhou e eis que os camelos vinham."
"Rebeca também levantou os olhos, e viu a Isaque, e lançou-se do camelo,
Isaque que e rebeca Gn.24:2,63,67,Jacó e Raquel Gn29:9,20,Sansão Jz.14,Boas e Ruth RT.2:5,Davi e Mical IªSm.19:12 e 25:44,José e Maria Mat.1:18,Salomão e sulamita Ct.1
O namoro é coisa moderna: questões econômicas, Patrimonial, Políticas.
Namoro: vem do verbo “enamorara-se”, ou seja, sentir amor por alguém, e inspirá-lo a alguém, é via de mão dupla. É o vestibular do casamento, é o período de conhecimento; é período de relacionamento social, e intelectual, e psicológico e espiritual.
 Namoricar ou Flerte: (pouco tempo, amizade leviana, distrair-se com sentimentos de outrem, etc
 II Samuel 13  .
Mas essa é a história bíblica de Amnon e Tamar. É a história de um número incontável de jovens por todo lado. Ela chorou dizendo da vergonha terrível que seria, de como estariam ofendendo os pais dela, da loucura que ele estaria fazendo a si mesmo -- mas ele não quis ouvir. O amor ouve, mas a lascívia jamais. O amor é cauteloso -- a lascívia é cega e descontrolada. Era amor de verdade? Você mesmo vai responder. Cinco minutos após tê-la desonrado, ele subitamente muda. Ela vê nele o animal que ele realmente era. Ele ordena que ela suma.
A Bíblia diz: "Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tiago 1:14-15).A cobiça produz a morte! Ouça jovem - você sabe o resultado do jogo. A rota da cobiça, da lascívia - é a rota do inferno. E o inferno é a armadilha final do diabo! A atitude moderna em relação ao pecado não é nova em absoluto. Satanás enlaçou Eva com as mesmas mentiras que usa para prender na armadilha os adolescentes e jovens de hoje. Uma mesma rota sempre leva ao mesmo final. Flertar com o pecado sempre o levará àquele ponto onde você se verá subjugado por ele, incapaz de dar um jeito. Quando o jovem tenta se livrar das leis de Deus, ele só acaba pego na armadilha pelo diabo.
O que significa para eles o FICAR:
1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA; Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).
Sentimentos são preciosidades. Não se gosta ou se deixa de gostar de brincadeira. A demais, sempre se sai ferido de uma relação fingida. Tudo quanto o cristão faz, pensa ou intenciona é para a glória do Senhor, devendo ser feito com responsabilidade e dedicação.
Diz a Bíblia: “Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios e sim como sábios”
(Ef 5.15). “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” (Cl 3.23). 
2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO
Deus não criou a família pelo sistema empírico (experimental). Veja o exemplo de Adão (Gn 2.22) ou de Isaque (Gn 24.51). Deus tem um plano para a união de dois corações, e pode conceder bênçãos maravilhosas!
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate abrir-se-lhe-á” (Mt 7.7,8). Cabe ao adolescente e ao jovem estar atento às pessoas ao seu redor, consultando o seu coração e a Palavra de Deus.
Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim.” (Sl 40.1a).
O jovem cristão deve escolher alguém debaixo da orientação de Deus e que seja também uma pessoa cristã. Do contrário, está pecando: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (II Co 6.14-16).
Namorar é conhecer alguém no sentido básico da palavra: gostos, temperamento, procedimentos, personalidade, reações, etc. O restante está reservado para o casamento.
Qual é o par perfeito?
O Salmo 1.1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado. As bem-aventuranças trazem um perfil ideal para o esposo preparado por Deus:
Humilde de espírito, manso, parecido com Jesus, limpo de coração, pacificador (Mt 5.3-9). Peça ao Senhor, abra seus olhos e esteja atenta. Deus lhe mostrará e dará uma rica oportunidade de encontro.
3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL;
 Este argumento é falho. Há um amor maior que nos conforta e supre a carência:
 O AMOR DE DEUS. Diz a Bíblia: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro (I Jo 4.19). “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mt 10.37).
Martinho Lutero, o mais importante líder da Reforma Protestante, declarou em seu hino CASTELO FORTE: “Se temos de perder os filhos, bens, mulher, embora a vida vá por nós Jesus está, e dar-nos-á Seu reino!”. Tenha certeza de que Ele é provedor: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. (Fp 4.19).
Muito cuidado!!! Abraços e beijos podem se tornar uma armadilha do inimigo. Cumprimentar outrem com um ósculo santo, um beijo na face, é uma coisa. Exceder-se na saudação, dando lugar à licenciosidade e sensualidade, é outra. Cuidado! Fuja do pecado e da aparência do mal: “Abstende-vos de toda a forma do mal” (I Ts 5.22)
4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO; Este pensamento é anti-cristão. Lembre-se do sábio Salomão, que, em sua velhice, exclamou com veemência:
 “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.” (Ec 12.1).
 Igualmente o apóstolo Paulo lembra algo muito importante a Timóteo, o seu filho na fé:
“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Tm 4.12)

5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO; Sendo um relacionamento mundano, fruto de uma sociedade sem Deus, FICAR não serve para nós.
 Existem adolescentes jovens e outras pessoas que estão caindo na armadilha de Dalila, que trocou afetos, carinhos e atos conjugais pela destruição do infeliz Sansão (veja Juízes, capítulo 16). Quem age assim não merece você. Deus tem alguém especial, alguém que não lhe tenha como “estepe”, como “quebra-galho”, mas sim como alguém de fundamental importância. Se você já se comportou mal assim, Deus tem um remédio para seu erro: arrependimento!
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”(I Jo 1.9)
6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES. Pode estar na moda, mas está errado. Aliás, este mundo está debaixo da orientação do Diabo, e nada tem de Jesus.
Nós os cristãos, não somos mais deste mundo, por isso devemos sempre pedir ao Senhor para nos livrar do mal. Resta saber de que lado você está. Se você é um cristão nominal, que não se converteu então a moda é sua.
Já percebeu que as modas geralmente trazem um ideal errado? Primeiro de abril trás a mentira. Verão forte trás top less e naturalismo (nudismo).
Carnaval trás rebelião contra autoridades, homossexualismo, drogas, adultério, etc.
Já ouviu falar de uma moda que trouxesse arrependimento, paz entre os povos, alimento aos famintos, distribuição de renda, perdão aos magoados? Claro que não. Portanto, fuja da moda! Seja esperto, seja jovem, seja atual, mas somente no que concerne à linguagem e socialização gerais; nunca às práticas nocivas.
“… Não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4.4); “Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. ”(I Jo 2.15).
FICAR É FRIA. FICAR É COISA PASSAGEIRA. BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE DEUS EM SUAS RELAÇÕES. QUE SEJAM RETAS, ADEQUADAS, PURAS E DURADOURAS.
Amizade: Afeição, simpatia, dedicação, identificação pessoal, amor sem atração física.
Amor: Sentimento profundo de afeição, conjunto de fenômenos cerebrais e afetivos que constituem o instinto sexual.
Paixão: Sentimento excessivo, capas de perturbar o juízo, afeto violento, amor ardente, sentimento abraçado. Um desejo sexual sem amizade.
Carinho: Afago, cuidado, meigo
Carícias: Produzem erotismo
O beijo na boca é a zona erógena depois dos órgãos sexuais. Ela tem quatro estímulos de excitação: táteis, térmicos, olfativa, gustativos.

A filosofia se coloca na atualidade a reflexão de vários temas aos quais podemos chamar de questões abertas. Questões essas que vem recebendo a atenção de várias áreas do conhecimento. Uma dessas questões são o Namoro, Sexo e Casamento.
Grandes interrogações têm pairado nas mentes de muitos.
Exemplo: ”Esse namoro é de Deus?”.
Mat.6:9, 10. Portanto, vós orareis assim: pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.
Aquele que faz a vontade de Deus permanece
Hb.10:36.Porque necessitais de paciência,para que,depois de haverdes feito a vontade de Deus,possais alcançar a promessa.
Buscando a vontade de Deus
Sl.37:4.Deleita-te também no senhor,e ele te concederá o que deseja o teu coração.

Os fatores que a família tem vão influenciar no casamento.
 Ez16: 44 “Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti este provérbio, dizendo: qual a mãe, tal é a sua filha”. É a vontade de Deus que você o busque com o respeito ao namoro,
Amós3: 3 “Andarão dois juntos,se não estiverem de acordo?”.
 IICor.6:14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis;porque que sociedade tem a justiça com a injustiça?E que comunhão tem a luz com as trevas?”.
É a vontade de Deus que Jesus esteja incluído no namoro:
ICor. 10:31 “Portanto ,quer comais,quer bebais ou façais outra qualquer coisa,fazei tudo para glória de Deus”.

Os princípios de Deus são esses:*Senso da vontade de Deus. *Senso da afinidade mútua de valores, Ex: Espirituais, mentais, e físicos (namoro misto).
Quem estabelece limites é a moça.
IITM2: 22” Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça,a fé,a caridade e a paz com os que,com um coração puro,invocam o senhor.”
IITm 3:13 “ Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior,enganando e sendo enganado”.
Satanás é astuto:
IICor.11:14,15 “E não é maravilha,porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito,pois,que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça;o fim dos quais será conforme as suas obras”.
As obras da carne e o fruto do espírito. Gl. 5:16,26”Invejas,homicídios,bebedices,glutonarias e coisas semelhantes a estas,acerca das quais vos declaro,como já antes vos disse,que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
O fato de ser noivo não é motivo de adiantar as coisas. Hb.13:4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula;porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.”
Motivação correta
É a vontade de Deus; Não é bom que o homem esteja só.
É encontrar a pessoa que será minha (meu) companheira (o).
É verificar e confirmar se é aquela pessoa.
Motivação errada
Namorar por namorar. Namorar para passa tempo. Namorar para mostrar que é atraente. Namorar para não ficar para trás. Namorar porque é um bom partido. Namorar para contrariar meus pais. Namorar para provar que já sou gente. Namorar por sentir-se atraído sexualmente. Namorar para levá-lo a cristo. Etc.
Meios para conquistar no namoro.
*Agradar a Deus em primeiro lugar. Sl.37:7 “Descansas no senhor e espere nele;não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho,por causa do homem que executa astutos intentos”.
*Orar e pedir a Deus MT. 6:33 “ Mas Buscai primeiro o reino de Deus,e a sua justiça,e todas essas coisa vos serão acrescentadas”.MT 7:7 Pedi,e dar-se-vos á;buscai e encontrareis;batei,e abrir-se-vos-á”.
*Esperar tranqüilo e despreocupado
*Mostrar qualidades interiores.
*Cuidar bem se sua aparência.
*Mostrar-se educado e gentil.
*Ser bom filho, bom aluno, bom funcionário, alegre, esportivo, social.
Meios errados de conquista no namoro
*Mostrar que não somos.
*Despertar desejos sexuais. Ex: roupas, gestos, palavras.
*Mostrar sofrimentos e despertar sentimentos de pena.
*Mostrar-se de difícil conquista.
*Ficar se oferecendo para o outro.

Quem conquista?Rapaz ou a moça?
*Sendo menor de idade, nunca namore sem a permissão de seus pais.
*Um namoro desobediente não tem a benção de Deus.

Por que sexo antes do casamento é pecado?
A pressão da turma e a influência da comunicação.
A vontade de Deus, quanto relação sexual, é que ela tem que ser realizada no contexto do casamento, entretanto a mídia (ou seja, os meios de comunicação: TV, revistas, jornais, internet, etc.) Está fazendo uma pressão tremenda, para mudar valores éticos e morais de muitas pessoas, inclusive dos seus amigos.Vivendo uma vida Dupla.


Muitos jovens cristãos, de tanto serem pressionados pelos outros começam a achar que os amigos é que estão com a razão. Passam então a desprezar conceitos que aprenderam desde a infância, através de seus pais e também da igreja. Vive uma vida dupla: Na igreja são os “certinhos”; fora dela, agem conformem o que seus desejos mandarem. Esses jovens afirmam que não agüentaram a pressão, porque “água mole empedra dura, tanto bate até que fura.
1)Deus é a favor do sexo,puro,lindo,bonito e deseja que suas criaturas o desfrutem plenamente no casamento.
2)O propósito do sexo é:
a)Procriarão- extensão do amor dos pais na concepção dos filhos
b)Comunicação-unidade conjugal
c)Recreação o prazer conjugal
3)Deus planejou o sexo para o casamento
Gn.1:28”E Deus os abençoou e Deus lhes disse:frutificai,e multiplicai-vos,e enchei a terra,e sujeitai-a;e dominai sobre os peixes do mar,e sobre as aves dos céus,e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. ITss.4:-3,8 - ICor.6:12,20.
Se eu não for para cama com ele, posso perdê-lo.
Mt.18:7,8 “Ai do mundo,por causa dos escândalos.Porque é mister que venham escândalos,mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!Portanto,se a tua mão ou pé te escandalizar,corta-o e atira-o para longe de ti;melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que,tendo duas mãos ou dois pés,seres lançado no fogo eterno”.
Como qualquer outro pecado, sexo antes do casamento, tem suas conseqüências:
1)Efeitos físicos- A perda da virgindade.Gestação inesperada.Filho ilegítimo.Aborto.casamento forçado.Doenças venéreas.
2)Relacionamento desfeitos- Muitos namoros e noivados terminam justamente devido ao envolvimento sexual.
3)Sentimento de Culpa - Um psicólogo definiu culpa nos seguintes termos: "culpa é o sentimento de ser indigno, mau, ruim, cheio de remorsos, auto-censurável, detestando-se a si mesmo. A culpa tende a reforçar o lado negativo, a pessoa não se sente digna, e acaba voltando a sua raiva e mágoa para dentro de si mesma."
4)Abalo emocional - O preço emocional para uma imoralidade sexual é imensurável. Suspeita, desapontamento, tristeza, stress, sentimento de vazio são algumas emoções destrutivas que a sucedem.
5)ataques contra a auto-estima - A causa para um envolvimento sexual antes do casamento, também pode vir a ser uma de suas conseqüências. Envolvimento sexual fora do casamento acentua os sentimentos de insegurança, humilhação e as dúvidas pessoais.
6)escravidão espiritual - A Palavra de Deus declara em 1 Pedro 2.11: "As paixões carnais fazem guerra contra a alma." e em 1 Pedro 5.8, o apóstolo menciona o diabo como nosso adversário, que anda ao nosso redor como leão que ruge à procura de alguém para devorar.O sexo é o meio pelo qual Satanás escraviza os seres humanos física, emocional e espiritualmente - ao mesmo tempo - em diversas oportunidades. O pecado sexual prejudica o relacionamento e o caminhar do adolescente com Deus. Já observei que jovens mergulhados em uma relação ilícita são mais vulneráveis a outras tentações.

Acima de todas essas razões, fazer sexo fora do casamento implica em desobedecer uma determinação de Deus. Quando pecamos contra Deus pagamos o preço. O Espírito Santo se entristece e se afasta, decepcionamos o nosso Senhor - que nos garantiu que nunca sofreríamos tentação que não pudéssemos resistir e atendemos a concupiscência da carne, voltamos a agir como a velha criatura, Voltamos ao jugo de Satanás.
 
IPe. 2:11 “Amados,peço-vos,como a peregrinos e forasteiros,que vos abstenhais das concupiscências carnais,que combatem contra a alma”.
IPÊ.5:8 “Sede sóbrios,vigiai,porque o diabo,vosso adversário,anda em derredor,bramando como leão,buscando a quem possa tragar”.
Números interessantes da Gravidez na Adolescência Porcentagem de grávidas
 Entre 16 e 17 anos 84%Primigestas (primeira gestação) - 75%Freqüentaram o pré-natal - 95%Tiveram parto normal - 68%Menarca (1 a. menstruação) entre os 11 e 12 anos - 52%Não utilizavam nenhum método contraceptivo - 56%Usavam camisinha às vezes - 28%Utilizavam a pílula - 16%A primeira relação sexual ocorreu*:até os 13,14 e 16 anos - 27%entre 17 e 18 anos - 18%entre 19 e 25 anos - 17%depois dos 25 anos - 2%
O que é a MASTURBAÇÃO?
Se masturbar significa proporcionar prazer ao corpo, em especial aos genitais, através do toque das mãos.

Masturbação é pecado?
A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.

A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.

Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10. Concordo com alguns autores quando diz que estas passagens não falam de masturbação.

Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não.
1.     Definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?

2. A sua vida mental. Jesus disse: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?

3. A santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma falsificação, um dolo.

4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo:
"Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).

5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação?
Casamento
 É uma bênção imensa dada por nosso criador.
 Gn.2:18,24 “E disse o senhor Deus:Não é bom que o homem esteja só;far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele.v22.E da costela que o senhor Deus tomou do homem formou uma mulher;e trouxe-a a Adão.E disse Adão:esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne;esta será chamada varoa,porquanto do varão foi tomada.Portanto,deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher,e serão ambos uma carne”.
Qual a estratégia para manter o casamento bem sucedido. Na bíblia pode encontrar toda a informação que precisamos.
Rm.7:1,3 Não sabeis vós,irmãos(pois que falo aos que sabem a lei),que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido.
Mc. 10:9 Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
 Ef.5:22,29.O apostolo fala-nos a respeito dos deveres do casal.Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne;antes,a alimenta e sustenta,como também o senhor à igreja.
Este amor (na língua grega Ágape) Não é de puro sentimento ou mesmo a expressão de palavras vazias, mas é antes o resultado de uma escolha moral e se expressa em ação.
I SM. 1:1, 8.Elcana,pai do profeta Samuel,evidentemente amava profundamente sua esposa.O Apostolo Paulo descreveu o Caráter deste amor ICr.13:4,7 A caridade é sofredora,é benigna;a caridade não é invejosa;a caridade não trata com leviandade,não se ensoberbece,etc.
Descrição-Quando duas pessoas vivem juntas ainda que por curto período de tempo, elas podem aprender algumas coisas nada lisonjeiras sobre um e outro.
1)Felicidade sexual
 Poucas coisas destroem um casamento mais depressa do que a fidelidade sexual
MT.5:27,28 – Ef.5:33 Assim também vós,cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo,e a mulher reverencie o marido. O Apostolo Revela que a submissão da esposa envolve respeito ao seu esposo.
IPe3:7 Igualmente vós,maridos,coabitai com ela com entendimento,dando honra à mulher,como vaso mais fraco;como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida;para que não sejam impedidas as vossas orações.
1) Devem demonstrar consideração e compreensão,convivendo com a esposa com amor e em harmonia com a palavra de Deus.Cl. 3:19 Vós,maridos,amai a vossa mulher e não vos irriteis contra ela.
2) Devem demonstrar respeito como co-herdeiro da graça de Deus e da salvação.Isso quer dizer que as esposas devem ser honradas,sustentadas,ajudadas e protegidas,de conformidade com as suas necessidades.”Mais fraco”,por certo se refere às forças físicas da mulher.O marido deve elogiar e estimar grandemente a esposa,à medida que ela procura amá-lo e ajudá-lo,segundo a vontade de Deus.
3) Devem evitar qualquer tratamento injusto e impróprio para com elas.Pedro indica que o marido que não usa de compreensão com a sua esposa e que não honrar com uma irmã em cristo,prejudicará o seu relacionamento com Deus,criando uma barreira entre suas orações e Deus.
Altruísmo- O egoísmo está na base de um número incrível de dificuldades matrimoniais, é extremamente difícil viver com alguém que sempre pensa só em si mesmo.
 Fl.2:4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros,
ICor.13:5 Não se porta com indecência,não busca os seus interesses,não se irrita,não suspeita mal.
Paciência
A paciência é o lubrificante que evita que o casamento se aqueça demais quando os problemas provocam atrito entre os parceiros. Uma falta de paciência, no mais das vezes, resulta em decisões insensatas ou irritação. Tiago deu bom conselho quando escreveu
"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus" (Tiago 1:19-20).
 A paciência é aquela qualidade que permite a uma pessoa suportar com calma serenidade uma situação que não é ideal ou desejável (longanimidade; Gálatas 5:22; Efésios 4:2; Colossenses 3:12)
 A impaciência é quase sempre uma forma de egoísmo na qual nos tornamos furiosa porque as coisas não estão acontecendo do modo que queremos que aconteçam. Haverá muitas ocasiões durante um casamento nas quais as coisas não serão ideais!

Humildade

Algumas pessoas não querem admitir nenhuma falha. É inevitável que um cônjuge peque contra o outro. A humildade é a qualidade que permite-nos reconhecer nossa própria falibilidade, admitir nossas faltas e pedir perdão àqueles que tivermos maltratado. A pressuposição de que sempre sabemos o que é melhor ou que nunca cometemos nenhum erro é uma forma de arrogância. Tal arrogância é oposta ao amor (1 Coríntios 13:4). Num bom casamento, ambos os parceiros servirão um ao outro fazendo muitos pequenos favores. A arrogância não permite a "atitude servil" (João 13:1-15). A humildade também ajuda a perdoar os outros que pecam contra nós, porque nos lembra que nós mesmos somos falíveis e freqüentemente necessitamos ser perdoados (Efésios 4:31-32; Colossenses 3:13). No decorrer de um casamento, haverá muitas oportunidades para perdoar seu cônjuge! Ofensas não perdoadas tendem a ser como feridas não curadas, inflamadas; elas afetam severamente a saúde da relação.
ICor.13:4,8
V4, A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece v5não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; v6, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; v7, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. V8, A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência- desaparecerá;
Que Deus em Cristo Jesus continue nos abençoando, Amém.
Pb.Eliseu Santos de Amorim
WWW.eliseu-pb.blogspot.com
 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário