quinta-feira, 31 de maio de 2012

A glória do Senhor


A glória do Senhor

“E a glória do Senhor se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do Senhor que disse isso.” Is 40:5.
Significado de Glória.
S.f. Honra, fama, renome, celebridade que se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações etc.: conquistar a glória.
Beatitude celeste: a glória do reino de Deus.
Fausto, grandeza.
Homenagem, exaltação.
Auréola, halo, resplendor que simboliza a santidade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 
Bíblicamente: A Gloria do Senhor, o resplendor, a presença de Deus, habitando entre Seu povo, é usada pelos rabinos para indicar o próprio Deus. A glória do Senhor, o mais próximo equivalente judaico do Espírito Santo, juntamente com outras idéias ou derivados do AT, como Palavra, a Sabedoria, o Espírito e etc., tornou-se uma ponte entre a natureza corporal humana e a transcendência de Deus. A expressão: “Glória do Senhor” seu conceito está presente de forma saturada nas Escrituras tanto no Velho, quanto no Novo Testamento. A expressão Shekinah, acompanha a noção de Deus a habitar em seu santuário (Ex.25:8), ou entre seu povo (Ex.29:45).
O profeta Isaías, teria vivido entre 765 AC e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade com um exército de 185 mil assírios em 701 a.C.
Isaías, cujo nome significa "Jeová salva" ou "Jeová é salvação" exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Livro de Isaías 
Os capítulos 40 a 55 foram escritos por profeta anônimo, chamado Segundo Isaías ou Dêutero Isaías, que iniciou a pregação após 550 AC, no final da época do Exílio na Babilônia, quando ocorriam as primeiras vitórias de Ciro, apresentando uma mensagem de esperança e consolação. O fim do exílio, de sete semanas de anos (587AC - 538AC), é visto como um novo êxodo e, como no primeiro, Javé será o condutor e a garantia dessa nova libertação. O povo de Deus convertido, mas oprimido, é denominado Servo de Javé, ou o próprio Segundo Isaías segundo outra interpretação. O Novo Testamento, a partir de uma interpretação do judaísmo messiânico, atribui esse título a Jesus, o justo que sofreu e morreu para nos libertar. A comunidade, depois de convertida e libertada, se tornará missionária, luz para que as nações se voltem para o verdadeiro Deus.
O Segundo Isaías, pode ser subdividido em duas partes:
Caps. 40-48 - Queda da Babilônia, libertação por Ciro;
*A Glória manifestada no monte Sinai
“E Móseis levou o povo fora do araial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte, E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; de um forno, e todo o monte tremia grandemente.”Ex.19:17 à 18
A visitação do Senhor com a sua glória tem vários propósitos:
1 – Sua Santidade, poder e transcedência de Deus,
2 – Inspirar fé em Deus e firmaba autoridade do seu servo,
3 – Comunicar o temor de Deus no coração das pessoas, para que não pequem

“E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis.” Ex 20:20
“ E disse o Senhor a Móseis: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moséis tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor”.V9
“Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual, os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais; porque não podiam suporta o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado.”
“E tão terrível era a visão, que moisés disse: Estou todo assombrado e tremendo.”Hb.12:18 à 21
4 – Conscientizar fortemente o povo de que resultará em julgamento e morte, a desobediência deliberada por Deus, “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardo de fego, que há de devorar os adversários.”v26,27à31
“Horrenda coisa écair nas mãos do Deus vivo.”v31
*A Glória do Senhor no meio do Templo

“E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhorencheu a casa.”
E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor.”
“E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porqur a sua begnidade dura para sempre.”II Cr.7:1 à 3
“E sucedeu que, Saindo  os sacerdotes do santuárioa, uma nuvem encheu a Casa do Senhor.”
“E não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor.”I Rs.8 : 10,11
*Isaías viu a glória do Senhor
Is.6 : 1 à 3  “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.”
”Os serafins estavam acima dele;cada um tinha seis asas: com duas cobrirám o rosto,e com duas cobriam os pés, e com duas voavam.”
“E clamavam uns para os outros, dizendo:Santo,Santo, Santo é o Senhor dos Exercitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Em Lucas 9 : 28 à 29  Jesus foi transformado na presença dos discipulos.
“E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar.”
“E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e as suas vestes ficaram brancas e mui resplandecentes.”
*A glória do Senhor na descida de Espírito Santo

 “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”At.2:3
*O Senhor falou a moisés que os céus e a terra são testemunha da glória de Deus
“Porém, tão certamente como eu vivo e como a glória do Senhor encherá toda a terra,”Nm.14:21
Davi fala da Excelência da criação e suas leis, assim como da palavra de Deus.
“Os céus mamifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”Sl.19:1
"Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos." Ageu 2.6-7.
Cantemos, pois ,pertencemos a glória do  Senhor aqui na terra.
Eliseu Santos de Amorim
                                                email.eliseu-carioca@hotmail.com
                                                www.eliseu-pb.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário