Clima Ético
RESUMO
O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores.
No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégico, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios.
Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais e contextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações.
Palavras-chave: ética; moral; cultura; desempenho social.
Clima Ético envolve reflexão, por isso não significa um conjunto qualquer de normas, estabelecer e manter um clima profissional cortês, no ambiente de trabalho.
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes,...
A PALAVRA MORAL Termo de origem latina que significa costume, hábitos, maneiras habituais de proceder.
A palavra cultura significa tanta coisa. De uma maneira geral é o conhecimento adquirido durante a vida toda.
Desempenho Social é o desempenho de uma pessoa no cargo que ocupa: avaliar o desempenho significa fazer uma apreciação sistemática sobre o que cada...
INTRODUÇÃO As últimas décadas do século XX foram marcadas por transformações profundas em todo o mundo, estimuladas em grande medida pela democratização dos regimes políticos, pela abertura de fronteiras comerciais e por um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A magnitude destas mudanças tem impactos econômicos, sociais e culturais em escala mundial, cujos efeitos ainda não podem ser apreciados nem antecipados com exatidão.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
O fenômeno de globalização
das economias e dos mercados arrasta uma tendência para a convergência de
gostos, de normas, de comportamentos, de expectativas, de padrões de qualidade
e de desempenho, constituindo uma pressão suplementar para todas as
organizações e empresas, independentemente do nível em que operam – local,
regional, nacional ou mundial.No ambiente organizacional e na gestão de empresas em particular, a ética estuda os códigos morais que orientam as decisões empresariais, na medida em que estas afetem as pessoas e a comunidade envolvente, partindo de um conjunto socialmente aceito de direitos e obrigações individuais e coletivos.
Muitos pesquisadores têm-se dedicado a estudar a conduta ética dos gestores e os fatores que a influenciam no contexto empresarial, destacando-se, neste domínio, três níveis de explicação do comportamento ético: individual, organizacional e cultural.
Clima Ético Organizacional
O clima organizacional é geralmente identificado como a atmosfera psicológica, social e humana que caracteriza a forma como a pessoa se relaciona entre si dentro da organização.
A definição do clima ético organizacional como um conceito multifacetado composto pelas percepções partilhadas pelos membros de uma organização sobre quais são os comportamentos eticamente corretos e qual a forma como devem ser abordados os assuntos moralmente qualificáveis.
Desta forma, o clima ético é afetado pelos diversos sistemas normativos da organização, tais como as políticas, os procedimentos, os esquemas remuneratórios e os sistemas de controlo.
Sugerimos que a percepção de cada indivíduo sobre o clima ético da organização a que pertence desempenha um papel determinante nos processos de decisão individual. Para mim os gestores conseguem influenciar o clima organizacional, os gestores poderão influenciar o comportamento ético dos funcionários através do efeito das suas ações no clima ético de grupos de trabalho onde a atitude ética é inadequada. Defendo que as pessoas procuram freqüentemente fora de si mesmas uma orientação para tomar decisões perante dilemas éticos, concluindo que as organizações poderão moderar a relação entre a avaliação cognitiva que os indivíduos fazem da realidade e o seu comportamento, através do incentivo do comportamento ético, do desenvolvimento de normas organizacionais e da responsabilização das hierarquias. De fato, diversos estudos sugerem a existência de uma relação entre o clima ético e o comportamento individual, confirmando a pertinência do conceito e justificando-o como variável organizacional que ajuda a explicar as opções de natureza social que caracterizam a prática empresarial.
Ações dos Gestores
Vamos analisar as características comportamentais tais como:
Qualidade do clima organizacional - pode ser entendido como a atmosfera do ambiente de trabalho. Refere-se a uma complexa rede de expectativas e percepções individuais e de grupos, permeada por referências estratégicas, organizacionais e por componentes estruturais do contexto do trabalho, que orienta e determina o comportamento de seus integrantes, criando um ambiente com características próprias.
Qualidade de comunicação - Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. A comunicação interna, nesse sentido, é algo prioritário que deve merecer, principalmente por parte da cúpula da empresa, grande atenção.
Confiança mútua - Adj. Que se permuta entre duas ou mais pessoas; recíproco;
reciprocidade. (Cf. mútuo do v. mutuar)Respeito mútuo.
Confiança e o respeito é combustíveis que facilita a vida terrena. É uma qualidade sem preço. A confiança é imprescindível para se conduzir com coragem. O respeito mútuo é essencial em todos os relacionamentos e principalmente em relação a nós mesmos.
Envolvimento dos colaboradores nas metas da empresa - Planejar estratégia de forma a manter seus colaboradores satisfeitos .O indivíduo satisfeito tende a ter maior envolvimento com o trabalho .
Uma empresa sem objetivos e metas claras é como um barco a deriva, não sabe para onde ir.
O envolvimento dos colaboradores no processo vai determinar a qualidade do serviço.
Qualidade do trabalho executado - A perfeição técnica é a medida qualitativa do trabalho do empregado. Ou seja, trata-se de se avaliar a qualidade do trabalho realizado pelo empregado é grau de exatidão, correção e clareza dos trabalhos executados; produtividade no trabalho e volume de trabalho executado.
Qualidade do atendimento ao cliente - O atendimento tem sua qualidade determinada por uma série de fatores sem os quais é temerário trabalhar, pois surge o risco de perder a clientela. São fatores que começam pela observância de preceitos éticos, através dos quais o cliente é respeitado; passa pela qualidade do produto ou serviço, sempre capaz de assegurar a manutenção do negócio; e chega até aos preceitos da cidadania, onde o Código de Defesa do Consumidor determinou uma nova relação de direitos e deveres no Brasil.
Qualidade de decisão das pessoas no âmbito do trabalho -A melhoria do processo de tomada de decisão deve ser uma preocupação constante das organizações.
Qualquer escolha que se faça numa organização implica numa tomada de decisão.
Existem dois tipos básicos de decisão: as programadas e as não-programadas. As decisões programadas são repetitivas e rotineiras e fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. As decisões não-programadas são novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gestores para encontrar a solução; elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis.
Qualidade do relacionamento interpessoal - É o conhecimento das relações internas entre o próprio, ou com seu Eu interior. Isto falar de autoconhecimento, autoreflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções, analise do processo de pensamento. Quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos um novo universo se abre o que proporciona a compreenção do mundo ao redor onde vivemos pois nosso estado interno reflete diretamente em nosso mundo externo.
Qualidade de equilíbrio emocional dos membros da empresa e proatividade dos membros da organização foram avaliadas visando à verificação da eficácia do programa.
A partir das
avaliações das características comportamentais desde o início do processo, tais
como:
a) aspectos de melhorias desejadas (expectativas), que foram mais ou
menos determinantes para a procura do programa de desenvolvimento
organizacional;
b) avaliação do estado das características comportamentais
antes do processo;
c) avaliação do grau de efetivação das melhorias esperadas
nas características comportamentais até seis meses após a realização do
programa
d) avaliação do estado atual destas características. Outra questão que
podemos avaliada é a eficácia no atingimento de resultados de melhoria do
desempenho da organização como um todo.
Palavras-chave:
Gestão de mudanças; desenvolvimento organizacional; ética nas organizações; ética das virtudes; clima organizacional.

Eliseu Santos de AmorimPalavras-chave:
Gestão de mudanças; desenvolvimento organizacional; ética nas organizações; ética das virtudes; clima organizacional.

email:eliseu-carioca@hotmail.com
www.eliseu-pb.blogspot.com
Muito bom trabalho!!
ResponderExcluir