sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quanto vale uma alma?


QUANTO VALE UMA ALMA?
PB. ELISEU SANTOS DE AMORIM

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” 1ª. Ts 5: 23,24

                                                 O QUE É ALMA 

Para um psicólogo, além do corpo, existe uma composição mais interna, mais oculta.  

Você tem uma MENTE - um órgão para pensar; você tem EMOÇÕES - a faculdade de sentimentos interiores, capaz de amar, odiar, estar deprimida e exultante. 

 Ele poderia também salientar que você tem uma VONTADE - uma faculdade para tomar decisões. Desta maneira, seria demonstrado que você não é um mero ser físico, mas também um ser psicológico.  

Em resumo, nós somos uma entidade que VIVE, PENSA, SENTE e DECIDE - não um mero pó animado, mas uma verdadeira pessoa viva, tendo uma personalidade única e distinta. Isto, diria ele.

 Seu verdadeiro "ego", explicaria ele, é seu "ego" interior, seu "ego" psicológico, enquanto seu corpo apenas constitui a envoltura exterior do seu ser. 

A Bíblia fala de espírito, alma e corpo. O corpo é facilmente identificado, mas a alma e o espírito são conceitos que fogem ao mundo concreto e que a Bíblia trata como coisas diferentes.
Alma = anima = psychê = manifestação do ser não material do homem.

Conjunto de razão, sentimentos, emoções, temperamento, personalidade. 

COMO, ALMA É ENCONTRADA NA BÍBLIA 

Vamos nos lembrar de que a Bíblia originalmente foi escrita na maior parte em hebraico e em grego. Ao escreverem a respeito da alma, os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica néfesh ou a palavra grega psykhé.
Essas duas palavras ocorrem bem mais de 800 vezes nas Escrituras, e a Tradução do Novo Mundo as verte coerentemente como “alma”. Ao examinarmos como as palavras “alma” ou “almas” são usadas na Bíblia, fica evidente que basicamente se referem a pessoas, animais ou a vida de uma pessoa ou animal.
Pessoas. “Nos dias de Noé . . . poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.” 1 Pedro 3:20
 Aqui a palavra “almas” claramente se refere a pessoas — Noé e sua esposa, seus três filhos e suas esposas.
Êxodo 16:16 menciona as instruções dadas aos israelitas a respeito do recolhimento do maná. Foi-lhes dito: “Colhei . . . segundo o número de almas que cada um de vós tem na sua tenda.” Portanto, a quantidade de maná que se recolhia baseava-se no número de pessoas em cada família.
Outros exemplos bíblicos da aplicação de “alma” ou “almas” a uma pessoa ou a pessoas encontram-se em Gênesis 46:18; “Estes são os filhos de Zilpa, a qual labão deu à sua filha léia e que deu a Jacó estas dezesseis almas.”
Josué 11:11;”E a toda alma que nela havia feriram a fio de espada e totalmente os destruíram, e nada restou do que tinha fôlego;e ahazor queimou com fogo.”
 Atos 27:37 “E éramos ao todo no navio duzentas e setenta e sei almas.”
 Romanos 13:1.”Toda alma esteja sujeita ás autoridades superiores;porque não há autoridade que não venha de Deus;e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.”
ALMA 

a)  Hb 4:12 – só a Palavra de Deus separa a alma do espírito

b)  1º. Rs 17:21 – quando alguém morre a alma sai do corpo

c)  Dt 6:5 – o amor a Deus deve ser também demonstrado com a alma

d)  Jó 27:8 – o ímpio é só alma vivente, não tem esperança

e)  Sl 41:4 – quando se peca a alma fica doente 

f)    Iª. Pe 2:2 – o crescimento são os resultados no nível da alma

g)  Fil 2:12 – o que aconteceu no espírito do eleito agora deve se manifestar na alma (caráter, comportamento, atitudes) 

h)  Tg 1:21 – salvar a alma de crises, de problemas, de angústias, de medo de desastres, de depressão, etc. 

     i) Iª. Tm 4:16 – salvarás a tua vida (alma) de ver o que está aí fora (desajustes, confusão, caos). 

Às vezes, a palavra “alma” significa a vida que se usufrui como pessoa. O Senhor disse a Moisés: “Todos os homens que estavam à caça da tua alma estão mortos.” Êx. 4:19 

O que os inimigos de Moisés caçavam? Eles procuravam tirar a vida de Moisés. 

Bem antes disso, quando Raquel estava dando à luz seu filho Benjamim, “a sua alma partia (porque estava morrendo)”. Gn. 35:16-19 Naquela ocasião, Raquel perdeu a vida. 

Considere também as palavras de Jesus: “Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas.” Jo. 10:11; Jesus deu a sua alma, ou vida, em favor da humanidade.
“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.”Mat.10:39.
“Nimguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”Jo. 15:13. 

Nesses textos bíblicos, a palavra “alma” claramente se refere à vida como pessoa 

Qual é o nosso real valor para o nosso Deus?

 Quantas pessoas que se entregam a práticas e situações que trazem danos à sua saúde espiritual, emocional e física? 

Pessoas que usam drogas a ponto de quase se matarem; algumas até mesmo se matam com essas práticas e tudo isso porque não conhecem o seu real valor.  

Pessoas que se envolvem em relacionamentos estranhos à palavra de Deus porque não conseguem valorizar a si mesmas.  

Pessoas que são totalmente negligentes quanto à sua vida espiritual por desconhecer o valor que lhes é atribuído por Deus. 

Eu li algo muito importante sobre o nosso valor. Numa linguagem natural, a pessoa que inventou um produto, ou seja, o dono de um produto é quem está apto para determinar o seu preço, o seu valor. Foi Deus quem criou você, ele é o seu dono. Portanto, é ele quem determina o quanto você vale. Sendo assim, nós valemos aquilo que Deus acha que valemos, pois, foi ele que nos criou e a ele pertencemos.

A bíblia nos diz: “Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto”. Sl 100:3. 

QUEM PODERIA PAGAR POR MINHA ALMA 

O homem se perdeu e Deus precisou comprar  de volta. Para resgatar seus filhos queridos Deus precisou pagar por isso. Ele pagou o salário do pecado.

A bíblia dizque o salário do pecado é a morte e foi exatamente por causa disso que Jesus Cristo morreu na cruz. 

O Senhor nosso Deus, através da morte de Jesus, seu filho, pagou a dívida do pecado. Você e eu não devemos mais nada ao diabo.                                          

A Bíblia diz quando Jesus morreu naquela Cruz o escrito de dívida que era contra mim e contra você foi anulado. Através da Cruz o Senhor Jesus rasgou a nota promissória do pecado. 
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com um precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito, sem manchas, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de voz, para que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”. Pd.1:18-20

O Verdadeiro Poder do sangue de Jesus 

Em tudo que existe no universo, não há nada mais poderoso e edificado que o

Poder no “Sangue de Jesus”, o Filho amado de Deus.  

Desde o primeiro homem, que contaminou toda a humanidade com o seu pecado original, nenhuma substancia conseguiu restaurar o universo e em especial o homem, a não ser o Sangue de Cristo, que foi crucificado.
Somente Ele é capaz de restaurar vidas, lares destruídos, curar enfermidades.
“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e em seu Sangue nos lavou dos nossos pecados.” Ap. 1:5  

1. O poder do Sangue de Jesus é Fogo que aquece os corações feridos pelo

Pecado transformando o mais vil pecador em uma nova criatura.  

      2. O pode do Sangue de Jesus é mais solido que a Pólvora; quebrando vidas presas aos delitos carnais, e renovando uma eterna comunhão com Deus.  

3. O poder do Sangue de Jesus torna-se mais liquido e sensível que a

Nitroglicerina, capaz de dinamitar aos que estão no profundo oceano de

Perdição e dor, trazendo aos verdejantes pastos de gozo e comunhão com o Espírito Santo. 
4. O poder do Sangue de Jesus é mais radiativo que a própria energia
Atômica, não causa danos nuclear, mas penetra na carne da alma humana e restaura todas as feridas feitas durante o período probatório na face da terra.  

5. A terra recebeu o sangue de vários homens santo, porém nada aconteceu. Mas quando o Sangue de Jesus verteu sobre o chão, o véu do Templo foi rasgado de alto a baixo, que por sinal no Velho Testamento ninguém poderia ver o Santuário a não ser o Sumo Sacerdote; e o véu tinha uma média de 13 (treze), centímetros na malha tecida, e rasgou-se como uma folha de papel.

 E muitos outros fenômenos precederam a esse evento maravilhoso. 

Olha que interessante!

 Geneticamente  o Sangue de Jesus

O que há de mais belo na hematologia, é o sangue como a primeira substancia a se formar nos seres humanos e últimos a morrer juntamente com o coração. Segundo, o estudo da embriologia, a criança se forma com a presença do sangue paterno. O que recebemos grandes benefícios no Sangue do nosso salvador Jesus Cristo. 

A humanidade bem sabe que Jesus nasceu do poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus. Vamos fazer uma analogia e ver de um ângulo Bíblico e biológico a formação genética; entendemos que o Sangue que corria nas veias de Cristo era o Sangue do próprio Deus. 

Mesmo sendo gerado no ventre da virgem Maria, Jesus jamais precisou do sangue da sua mãe, sendo diferente das outras crianças humanas. Observe que Jesus não nasceu de uma relação sexual, como a humanidade. Mas, por obra do Espírito Santo, o que o fez um homem sem pecado.
“Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo.1:7  

 “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e em seu Sangue nos lavou dos nossos pecados.” Ap. 1:5  

A VINDA DE JESUS
ELE VOLTARÁ 

"Mas amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa ainda que alguns a têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam se não que todos venham a arrepender-se." II Pe 3.8,9.

Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, para nos remir de toda a iniqüidade e purificar para si um povo seu, especial, zeloso de boas obras Tt 2.14. Com seu sangue comprou para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação. Ap.. 5.9; Esse povo se encontra separado para Cristo e aguarda com expectativa a vinda do Senhor. 

 É a Igreja do Deus Vivo a noiva de Cristo: coluna e firmeza da verdade. I Tm 3.15 b.

O Senhor Jesus Cristo voltará sem dúvida para buscar a sua Igreja, o povo adquirido, a nação santa a que se referiu o apóstolo Pedro em sua primeira epístola I Pe 2.9.
 

Que Deus em Cristo nos ajude a permanecer firme até a volta do senhor Jesus nosso Senhor e Rei. 

PB. ELISEU SANTOS DE AMORIM








Um comentário:

  1. Graça e paz,Pb. Eliseu. Seu estudo veio enriquecer os meus com novas informações sobre a alma,o valor de uma alma e a genética do sangue. Muito bom mesmo! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir